10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

  • por BSeller
  • 4 de julho de 2022
  • 6 min. de leitura

Veja nossas 10 dicas de livro sobre e-commerce que são fundamentais para quem quer vender mais na sua loja virtual

O e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021 e teve faturamento de R$ 161 bilhões, de acordo com o estudo da Neotrust. Esse resultado foi recorde para o comércio online. 

E se você tem um negócio online e deseja ter um resultado excepcional ao longo de 2022, separamos aqui 10 livros essenciais sobre e-commerce. 

Crie seu mercado no mundo digital 

A nossa seleção de livros começa com o livro Crie seu mercado no mundo digital: Aprenda a viver de e-commerce com a estratégia que levou inúmeros negócios on-line a sair do zero e ultrapassar os R$100 mil em vendas por mês do Bruno de Oliveira. 

Essa obra traz diversas dicas práticas do autor, que tem mais de 18 anos de experiência no varejo e no comércio eletrônico. 

De maneira simples, ele explica como planejar e criar uma estrutura eficiente para um negócio online de sucesso. Esse método já foi implementado por dezenas de pequenas empresas que conseguiram atingir o faturamento de R$100 mil por mês.

Otimização da Conversão 

O livro Otimização da conversão: A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes é de Khalid Saleh e de Ayat Shukairy. 

Este livro é baseado nas experiências práticas dos autores no mundo do e-commerce. Através de estudos de caso e de dicas práticas, a obra mostra como transformar visitantes de um site em verdadeiros clientes. 

Por meio dos princípios de Marketing, Usabilidade, Métricas, dentre outros, a obra explica como aumentar a proporção de compradores dentre os visitantes de um e-commerce. As dicas são tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios.

Satisfação Garantida 

A sua loja virtual quer focar na satisfação do cliente? O livro Satisfação Garantida de
Tony Hsieh é ideal para este objetivo.

O livro ensina, em uma linguagem clara, como ser um empreendedor que transmite felicidade para o negócio. Para atingir esse objetivo, o cliente deve ser recebido da melhor maneira possível, para ser encantado pelo tratamento da equipe. 

Marketing 5.0 

Philip Kotler é um dos grandes best sellers na área de Marketing. Com a obra Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, Kotler, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, traz ensinamentos de como utilizar as tecnologias para conseguir atender às necessidades dos clientes. 

Nesta obra, os autores abordam os cinco componentes do Marketing 5.0, que são: 

  • Marketing Dirigido por Dados
  • Marketing Ágil
  • Marketing Preditivo
  • Marketing Contextual
  • Marketing Aumentado

O Comportamento do Consumidor 

O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo é de autoria de Michael Solomon. Esse livro é um dos clássicos do tema comportamento do consumidor que, cada vez mais, torna-se extremamente relevante para as empresas, inclusive para os negócios digitais.

Para Michael Solomon, o comportamento do consumidor é o estudo das pessoas e dos produtos que ajudam a moldar suas identidades. Assim, ele apresenta os principais modelos e estudos sobre esse tema. 

Por meio de exemplos bem atuais, o autor mostra a aplicação dessas teorias no mundo real, incluindo como o mundo virtual e a globalização, por exemplo, impactaram na forma das pessoas consumirem.

Não me Faça Pensar 

Não me faça pensar é de autoria de Steve Krug e aborda temas essenciais para o sucesso de um e-commerce, tais como usabilidade, UX (User Experience ou experiência do usuário) e web design.

Basicamente, o título do livro elucida toda a ideia de Krug: o usuário não deve pensar muito na hora de usar determinado produto ou interface. Ou seja, tudo precisa ser fácil e simples de entender. Através de exemplos de páginas e sites, o autor traz exemplificações positivas e negativas para elucidar seu ponto de vista.

A Era da Inteligência Artificial 

O livro A era da Inteligência Artificial: Como a transformação digital impõe novos desafios e soluções para os negócios de sucesso é de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani. 

Os autores mostram como reinventar as empresas a partir de dados, análises e IA (Inteligência Artificial), removendo as restrições tradicionais de escala, escopo e aprendizagem que restringiram o crescimento dos negócios tradicionais por centenas de anos. Para isso, o livro traz exemplos disruptivos, tais como Airbnb  e a Amazon. 

Marketing Digital na Prática 

O livro Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos é de um autor brasileiro, Paulo Faustino. 

Este livro é uma espécie de guia inicial mais completo, sendo um dos livros mais completos sobre práticas e ferramentas do Marketing Digital para quem sabe pouco sobre o assunto. Por exemplo, o livro traz como é a criação da Persona e como funciona o desenvolvimento de anúncios em redes sociais. 

Estratégias de Marketing Digital e E-commerce 

Estratégias de Marketing Digital e E-commerce é de Sandra R. Turchi e aborda as diversas estratégias de Marketing Digital e de e-commerce.

De maneira acessível, o livro traz estudos de caso, pesquisas, ideias e muito mais que mostram as profundas transformações sofridas pelos negócios devido ao universo digital. 

Vender na Internet 

Por último, mas não menos importante, indicamos o livro Vender na Internet: Por onde começar? de Anserson Hofelmann. O livro começa explicando que vender na internet não é apenas uma oportunidade, mas sim uma necessidade, tanto para quem já tem uma loja física, assim como para quem está começando a empreender.

É um guia indispensável para quem quer conhecer dicas práticas de como transformar visitantes de uma plataforma em clientes fidelizados e mais: um grande divulgador de determinada marca. 

Gostou de conhecer as nossas 10 dicas de livros para colocar o seu e-commerce em outro patamar de vendas?

O BSeller é um dos líderes em sistemas de Backoffice e ERP.  Desenvolvido há mais de 20 anos pela Americanas S.A., vem sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico, dentre outros, sempre trazendo inovação para a gestão financeira, fiscal, logística, transportes e atendimento para a sua empresa. 

Para saber mais, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

Artigos relacionados

Como cadastrar produtos com variações e controlar estoque de maneira inteligente e automatizada

  • por BSeller
  • 3 de maio de 2023

Cadastrar produtos com variações pode ser um desafio para os lojistas. Um produto pode ter diversos tamanhos e cores, e para que os estoques sejam sempre precisos é...

Continue lendo

Como fazer um inventário de estoque para o seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é inventário de estoque e a importância para o e-commerce. Conheça os principais tipos, como fazer o inventário e os benefícios do procedimento. Se você...

Continue lendo

Guia definitivo: como escolher o melhor emissor de nota fiscal eletrônica para seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é um emissor de NF-e e o que o sistema deve ter para otimizar a rotina do seu e-commerce. Veja as vantagens e dicas para...

Continue lendo