Como fazer a gestão do seu e-commerce de maneira muito mais eficiente?

  • por BSeller
  • 28 de junho de 2022
  • 7 min. de leitura

Entenda o que é ERP e BackOffice e veja como um sistema integrado pode potencializar os resultados do seu e-commerce

O e-commerce nunca esteve tão presente na realidade do consumo do brasileiro. De acordo com o Portal Consumidor Moderno, o relatório da Mastercard SpendingPulse revelou que o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% apenas em 2020, em comparação ao ano anterior. 

E mesmo com o avanço da vacinação ao longo de 2021, a tendência de crescimento mantém-se: o e-commerce, durante o primeiro trimestre de 2021, gerou 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, representando um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado (fonte: E-commerce Brasil).

Porém, para que haja todos esses impactos positivos no e-commerce e a empresa consiga potencializar os resultados de um contexto no qual o consumidor opta por este tipo de compra, é necessária toda uma estrutura tecnológica. Neste contexto, o ERP e o BackOffice integrados centralizam o gerenciamento de informações, deixando a operação de e-commerce muito mais eficiente. 

Neste artigo vamos entender mais o que é ERP e BackOffice e ver como um sistema integrado pode potencializar os resultados do seu e-commerce.

A importância da integração no gerenciamento do e-commerce

Em relação à experiência do cliente, o seu grande objetivo é acessar uma plataforma intuitiva, escolher o produto, realizar o pagamento de forma segura e receber seu produto em casa, sem erros e no prazo correto. 

Porém, entre essa compra e o recebimento do produto pelo consumidor final, há uma série de etapas para garantir que todos os processos listados acima sejam seguidos à risca. Para gerenciar corretamente todas essas etapas, um ERP e um BackOffice eficientes são fundamentais para não comprometer a experiência do cliente e nem os resultados do seu e-commerce. 

Mas o que é ERP?

De acordo com o Sebrae, até o ano 2000 os softwares ERP tinham como principal funcionalidade apenas a gestão de atividades internas, tais como:

  • Pagamentos; 
  • Recebimentos; 
  • Estoque, entre outros; 

Porém, nos últimos anos, esses sistemas evoluíram muito e já são capazes de tratar questões de gestão com o consumidor e fornecedores, até mesmo integrando-se com canais de e-commerce como, por exemplo, o BackOffice.

Assim, a sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning” e é um sistema de informação com diversos componentes integrados entre si, capazes de coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações específicas. 

Além disso, essas informações são monitoradas em tempo real e podem ser realimentadas. 

Principais benefícios do uso de ERP para as empresas

O ERP funciona com módulos. E cada empresa, de acordo com sua necessidade, investe nos módulos mais importantes para potencializar os resultados do seu negócio. 

No geral, as principais áreas são: Finanças; Gestão de Compras; Gestão de Pedidos; Emissão de Nota Fiscal; Gestão de Estoques; dentre outras.  

Além disso, em relação às atividades e processos, o ERP possibilita:

  • padronização da rotina;
  • organização de dados;
  • automatização de tarefas;
  • diminuição de erros;
  • centralização das informações;
  • facilidade na tomada de decisões;
  • redução de custos. 

E o BackOffice?

Para que todos os processos de um e-commerce funcionem de maneira eficiente e assertiva, é necessário que os diversos sistemas atuem de maneira integrada e em sinergia.

Neste contexto, o BackOffice relaciona-se com todo o processo interno que a empresa faz para que um pedido seja realizado. E como funciona? Após uma compra ser realizada em um e-commerce, é dado início a um complexo trabalho interno que engloba diversas etapas diferentes, algumas delas, inclusive, com empresas parceiras. 

Qual é a melhor solução tecnológica para o meu e-commerce?

A melhor solução tecnológica para um e-commerce é aquela que integra os processos de BackOffice com o ERP de maneira sinérgica e potencializa os resultados do negócio.

O BSeller foi desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. O BSeller integra um sistema de BackOffice e ERP eficiente e fácil de usar.

Por meio de uma tecnologia exclusiva, com módulos integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS), tem-se uma solução completa para as operações de um e-commerce. 

Além disso, o BSeller está conectado aos principais hubs de marketplace e plataformas de mercado para envio do cadastro de produtos, preços, estoque e atualizações de status. 

Desta forma, com integração automática dos pedidos, é possível cuidar de todo o processo de separação, faturamento e expedição de forma otimizada. Também é possível ter acesso a serviços de frete e operadores logísticos otimizando o tempo de implantação e facilitando o dia a dia operacional.

Vamos conhecer cada um destes módulos? 

ERP: Gestão

O ERP é responsável pelo gerenciamento das vendas realizadas em todos os seus canais, por meio da integração com os principais hubs de marketplace e plataformas de mercado, permitindo a gestão centralizada do estoque de SKUs, kits, itens customizados, produtos produzidos sob demanda e garantia estendida. 

Para múltiplos centros de distribuição e diversos tipos de entrega, o ERP BSeller tem um controle de reserva de estoque, vinculado aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento por XML), que sensibilizam a visão financeira da empresa.

WMS: Logística

O WMS do BSeller tem processos otimizados para operações de e-commerce, desde o recebimento até a expedição, operando com coletores wi-fi que trazem mobilidade e velocidade para a operação do e-commerce. 

Por exemplo, na etapa de recebimento, é possível a identificação e contagem das mercadorias recebidas ou devolvidas pela nota fiscal e com otimização do fluxo de cross-docking (que é um tipo de sistema de distribuição que quando o cliente compra determinado produto no site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente), acelerando a separação de pedidos dessa categoria. 

Assim, com a visão em tempo real da ocupação no centro de distribuição, o sistema guia o processo de armazenagem para o local mais adequado automaticamente. 

Além disso, é possível conferir a acurácia do estoque com inventários globais ou parciais (non-stop).

SAC: Atendimento

O BSeller tem os principais canais de atendimento (fone, chat e e-mail) com histórico totalmente integrado ao ERP e demais módulos, com um workflow robusto que permite a automatização de diversas tarefas e comunicações com o cliente. 

Todo o fluxo de troca e cancelamento de pedidos está conectado aos demais módulos, permitindo que todo o processo de logística reversa, reembolso, geração de vale-trocas seja automatizado.

Desta forma, garante-se a segurança, evitando fraudes e manipulação de informações, além de reduzir o número de pessoas na operação.

TMS: Transporte

O módulo de transporte do BSeller permite a conexão com os principais serviços de transporte para e-commerce. Desta forma, é conectado o rastreamento de pedidos com mais de 20 transportadores. 

Além disso, há também a integração ao serviço Americanas Entregas e Americanas  Marketplace, com a geração automática de etiquetas que otimiza o fluxo de expedição. 

Gostou de saber mais sobre como fazer a gestão do seu e-commerce de maneira muito mais eficiente por meio do ERP integrado ao BackOffice do BSeller? 

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