Como otimizar a gestão de estoque, evitando custos desnecessários?

  • por BSeller
  • 28 de junho de 2022
  • 7 min. de leitura

Veja tudo o que você precisa saber para garantir um bom controle de estoque de seu e-commerce.

O controle de estoque é um dos grandes desafios de quem empreende no varejo. Caso não haja uma boa gestão do estoque, é bem provável que ocorram perdas financeiras, seja em produtos ou em vendas, podendo até mesmo gerar uma experiência negativa para o seu consumidor.

Realizar uma gestão de estoque eficiente vai muito além de controlar a saída e cuidar do abastecimento de produtos, mas diz respeito a entender o perfil de consumo dos clientes, o preço de compra e de venda e o prazo de pagamento dos fornecedores. Escolher o melhor método de gestão de estoque também é importante para obter bons resultados.

Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para realizar uma gestão de estoque de forma eficiente, passando por conceitos básicos, a importância de um bom controle de estoque e os principais métodos para realizá-lo. Confira abaixo.

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é um processo essencial para o sucesso de qualquer comércio. Mas quando se trata de e-commerce, esse controle é essencial para evitar a venda de um produto indisponível ou perder vendas por não ter produtos de alta demanda.

O estoque é um espaço de armazenamento temporário de produtos. Ou seja, o ideal é que os produtos entrem lá e saiam em menor tempo possível, dando espaço para novos e evitando perdas. Basicamente, a gestão de estoque é uma forma de diminuir ao máximo o tempo que esses produtos ficam armazenados, o chamado giro de estoque. 

A gestão de estoque permite realizar o controle da quantidade de produtos e insumos.  Mas mais do que isso, com essa ferramenta é possível ter um panorama geral das demandas e entender o perfil de consumo dos clientes – o que é essencial para traçar objetivos assertivos. 

Gestão de estoque integrado

Por esse motivo, o controle de estoque deve ser realizado sempre e de preferência estar integrado com os outros módulos do negócio como gestão, compras, logística, SAC e transporte. Para garantir essa integração, os comércios online optam por utilizar um software de ERP, como o do BSeller que permite a automatização da gestão do estoque.

Por que a gestão de estoque é importante?

A importância de uma boa gestão de estoque está totalmente relacionada com a lucratividade de um negócio. Ou seja, quanto melhor for o controle de estoque, mais fácil será garantir que não haja perdas de produtos por estarem a muito tempo parados ou que o consumidor não seja atendido por falta de mercadoria.

Caso perceba que há muitos produtos armazenados que não estão tendo saída, a gestão de estoque permite agir com antecedência para evitar desperdício, com a realização de ofertas e promoções ou outras estratégias para aumentar as vendas.

Muitas vezes, os fornecedores oferecem preços mais atrativos para produtos comprados em grande quantidade. Por isso, com um bom controle de estoque é possível ao gestor perceber quais itens tem mais saída e fazer compras em larga escala apenas dos produtos com maior giro de estoque.

Como realizar a gestão de estoque de forma eficiente?

Como você deve ter percebido, a gestão de estoque é uma atividade essencial para o sucesso do negócio. Por isso, se você ainda não adotou o controle de estoque de forma automatizada em seu e-commerce, pode estar tendo prejuízos que nem imagina.

Confira abaixo algumas dicas e estratégias para começar hoje mesmo a realizar gestão de estoque eficiente. 

Giro de estoque

Como falamos anteriormente, o grande objetivo de uma gestão eficiente de estoque é garantir que os produtos não fiquem por muito tempo parados nas prateleiras. A isso chamamos giro de estoque, e para que ele tenha uma boa velocidade é necessário avaliar algumas questões que influenciam diretamente nisso:

  • qual preço pode pagar;
  • qual preço pode vender;
  • quando deve começar a produzir;
  • quando reabastecer seu estoque;
  • quando deve vender certo produto;
  • o quanto deve comprar de um insumo.

Inventário

O inventário é uma ferramenta essencial para uma gestão eficiente de estoque e deve ser realizada periodicamente. Esse processo consiste em fazer uma lista de todas as mercadorias presentes no estoque, informando a quantidade exata e separando-as por categorias.

Nesse descritivo também é importante verificar a existência de produtos com uma data de validade próxima do vencimento ou que não estão sendo utilizados há muito tempo e só estão ocupando espaço.

Métodos de gestão de estoque

Escolher o método de gestão de estoque que mais combina com o seu negócio também é uma das etapas essenciais para a eficiência do controle de estoque. Existem cinco tipos mais tradicionais e utilizados pelas empresas:

  • Curva ABC: é um método de gestão baseado em três pilares fundamentais para estabelecer a importância da manutenção de cada produto no estoque. São eles: o giro, o faturamento e a lucratividade.
  • PEPS – Primeiro que entra, primeiro que sai: por meio dessa metodologia, as mercadorias mais antigas do estoque são as que devem ser vendidas primeiro, evitando que os itens fiquem obsoletos. Indicado para produtos perecíveis.
  • UEPS – Último que entra, último que sai: totalmente o contrário do PEPS, nesse modelo de gestão de estoque, o produto mais recentemente incorporado ao estoque da empresa é o primeiro que deve ser disponibilizado para as vendas. Não indicado para produtos perecíveis.
  • Custo médio: também chamado de Média Ponderada Móvel, esse método renova os valores do estoque a cada vez que há uma nova entrada de itens, por meio do cálculo de uma média ponderada. É aceito pela Receita Federal para cálculo dos impostos.
  • Just in time: nesse método de gestão, o nível do estoque é mantido no menor nível capaz de atender as demandas da empresa, com o objetivo de reduzir custos. Não é aceito pela Receita para cálculo dos impostos.

Gestão de estoque automatizada

Realizar a gestão de estoque de forma manual é possível, mas além de consumir muito mais tempo da equipe também aumenta as chances de erros, pois é quase impossível manter uma atualização do estoque em tempo real.

Por isso, automatizar o controle de estoque por meio da utilização de um sistema ERP e BackOffice como o BSeller é essencial para minimizar falhas, agilizar processos, reduzir custos de equipe e operação e também melhorar a gestão financeira. 

Com o BSeller você consegue ter total controle do estoque de forma simples, de acordo com o volume de vendas. Em um único sistema totalmente integrado aos demais módulos do seu negócio – logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS) – é possível ter uma gestão de estoque vinculada aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento por XML).

Com mais de 20 anos no mercado e uma vasta experiência em diversos segmentos, BSeller é um software de gestão de vendas de e-commerces para grande e médio  porte.

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

Artigos relacionados

Como fazer um inventário de estoque para o seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é inventário de estoque e a importância para o e-commerce. Conheça os principais tipos, como fazer o inventário e os benefícios do procedimento. Se você...

Continue lendo

6 motivos para ter um sistema de WMS no seu e-commerce

  • por BSeller
  • 16 de fevereiro de 2023

Entenda o que é um sistema WMS e como utilizar a ferramenta para realizar uma gestão eficiente do armazém ou centro de distribuição do seu e-commerce. Veja as...

Continue lendo

Como preparar a logística do e-commerce para as vendas do início de ano

  • por BSeller
  • 13 de janeiro de 2023

O grande boom das vendas de final de ano já passou, mas a entrega dos produtos ainda está acontecendo em muitos casos. Somado ao início de um novo...

Continue lendo