Conheça os benefícios de um ERP integrado e como ele pode ajudar nas suas vendas

  • por BSeller
  • 29 de junho de 2022
  • 5 min. de leitura

Automatização de processos, redução de custos e melhorias na gestão são algumas das vantagens de contar com um ERP integrado em seu e-commerce, entenda.

O mercado de e-commerce tem superado a cada ano suas expectativas de crescimento. Em 2020, o comércio online teve seu boom com uma expansão de 40%. Após um ano e meio de pandemia, chegamos a 1,59 milhão de lojas online – o que representa 6% do varejo brasileiro.

Embora o ritmo de crescimento continue elevado, a permanência no mercado ainda não é tarefa fácil para os empreendedores deste setor. De cada 10 mil lojas online abertas, 8 mil não sobrevivem, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Entre as principais causas para a falência estão a falta de planejamento e de controle de custos.

A verdade é que problemas como esses podem ser evitados com a adoção de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) integrado. Um dos grandes benefícios de um ERP integrado é tornar a operação da loja online mais eficiente e automatizada, auxiliando na administração das informações. Confira abaixo como o ERP pode ajudar nas suas vendas.

Você sabe o que é um ERP integrado?

ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que na tradução literal para o português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Ou seja, é uma ferramenta de gestão que integra em apenas um software os processos operacionais, gerenciais e estratégicos de um negócio.

O grande benefício de contar com um ERP integrado em sua loja online é a automatização de processos repetitivos e burocráticos. Com isso, seu negócio terá redução de processos manuais, reduzindo falhas, além de possibilitar uma visão mais clara das informações do negócio e assim auxiliar na tomada de decisões e planejamento de estratégias.

O ERP do BSeller é um dos mais completos do mercado, utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. Com ele você consegue gerenciar de forma mais fácil as vendas realizadas em todos os seus canais, tendo total controle de reserva de estoque, vinculado aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento por XML), que sensibilizam a visão financeira da empresa.

Quais os benefícios de um ERP integrado para o meu e-commerce?

Como você já viu, a grande vantagem de contar com um ERP integrado é a facilitação e automatização dos processos, o que auxilia o empreendedor na gestão do e-commerce e na tomada de decisões. Mas os benefícios de contar com um sistema de gestão integrado na sua loja online não param por aí e podem inclusive ajudar nas suas vendas.

Confira abaixo todas as funcionalidades e benefícios que a presença de um ERP integrado pode trazer para seu negócio:

Otimização da gestão

Com o ERP integrado, é possível ter uma visão do seu negócio como um todo. A integração entre a loja virtual, o estoque e a centralização dos dados em um único lugar permitem ao empreendedor uma gestão muito mais otimizada.

Com a centralização do fluxo de informações, é possível ter uma visão mais ampla do desenvolvimento do negócio, acompanhando indicadores e prevendo oportunidades para investimentos ou necessidade de redução de custos.

Aumento da produtividade

A automatização e padronização dos processos é uma das grandes vantagens do ERP integrado, já que os colaboradores e o próprio gestor deixam de realizar tarefas recorrentes e que levam tempo, proporcionando aumento da produtividade e também redução de custos operacionais.

Redução de custos com estoque

Com um sistema ERP integrado, o gestor e sua equipe têm o total controle do estoque físico do e-commerce para que não haja nem excesso e nem escassez de mercadorias. 

E com o BSeller, seu e-commerce poderá se beneficiar ainda mais com a unificação de dados. Nosso sistema tem como diferencial a gestão completa do e-commerce, por permitir a integração do ERP aos módulos de logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS). Com mais de 20 anos no mercado , a tecnologia do BSeller é totalmente especializada para atender médias e grandes operações de e-commerce. 

Como o ERP integrado pode ajudar nas vendas

Otimização de processos e redução de custos são as grandes vantagens de contar com um sistema de ERP em seu e-commerce.  Mas os benefícios não param por aqui. Certamente a que mais chama a atenção é que a integração entre o e-commerce e a gestão interna reflete automaticamente no aumento das vendas

Como falamos anteriormente, um sistema ERP integrado unifica as principais áreas do negócio e centraliza informações, o que permite ao gestor entender melhor a realidade do seu negócio. Com integração dos dados de vendas, evita-se equívocos e a compra se torna mais segura e transparente para os clientes, o que impacta diretamente na recorrência.

Com o ERP e BackOffice BSeller, além da automatização de processos, é possível ter acesso a dados relevantes sobre as vendas realizadas nos canais digitais, como número de cancelamentos ou trocas, relatórios diversos, taxa de saída dos produtos por período ou por marca, margem de lucratividade do produto e inúmeras outras funcionalidades. Com isso, torna-se mais fácil direcionar o atendimento, o marketing e até a produção para atingir os resultados certos de acordo com o histórico de compras dos consumidores.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções de ERP e Backoffice para seu e-commerce, é fácil! 

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

Artigos relacionados

Como cadastrar produtos com variações e controlar estoque de maneira inteligente e automatizada

  • por BSeller
  • 3 de maio de 2023

Cadastrar produtos com variações pode ser um desafio para os lojistas. Um produto pode ter diversos tamanhos e cores, e para que os estoques sejam sempre precisos é...

Continue lendo

Como fazer um inventário de estoque para o seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é inventário de estoque e a importância para o e-commerce. Conheça os principais tipos, como fazer o inventário e os benefícios do procedimento. Se você...

Continue lendo

Guia definitivo: como escolher o melhor emissor de nota fiscal eletrônica para seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é um emissor de NF-e e o que o sistema deve ter para otimizar a rotina do seu e-commerce. Veja as vantagens e dicas para...

Continue lendo