Entenda como a logística pode otimizar o seu e-commerce

Saiba como o processo de logística pode otimizar os resultados do seu e-commerce por meio da experiência de compra do cliente

Pensar em logística para o e-commerce é um desafio para muitos negócios no Brasil, principalmente em um país tão grande, com várias peculiaridades no acesso de algumas regiões. Com o aumento da concorrência e da exigência dos consumidores, é praticamente impossível ter um e-commerce de sucesso sem priorizar a logística. É importante entender que quando falamos de logística para o e-commerce não se limita, apenas, a entrega do produto para o consumidor. 

É necessário pensar em algumas etapas antes, como ter um processo bem estruturado e eficiente que garanta o máximo de acuracidade ou acurácia para toda a operação, desde a gestão do estoque até a distribuição. Assim, uma boa logística no e-commerce reflete diretamente na satisfação do cliente, além de uma maior eficiência do negócio. 

Por isso, para aprofundar mais sobre este tema, neste artigo vamos entender o que é logística para o e-commerce, as principais vantagens e compreender a importância de um software especializado.

A importância da logística para o e-commerce?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a gestão logística de um e-commerce é um processo que deve ser muito bem compreendido e executado pelos negócios. Por quê? Porque a logística tem um papel estratégico, representando o caminho do produto, desde o estoque, a separação do pedido até o transporte e recebimento pelo cliente. 

Além disso, outro fator importante que precisa ser observado é que a logística pode ser responsável por parte da satisfação do consumidor no e-commerce. Por isso, o processo deve ser gerenciado com maestria para evitar falhas que possam gerar uma experiência negativa na jornada de compra do cliente, gerando abandono de carrinho ou insatisfação na compra. 

Quais são os principais processos que envolvem a logística para e-commerce?

Realizar cada uma das etapas de logística de maneira eficiente está relacionado com fazer integrações inteligentes e que tornem o trabalho mais assertivo, conforme pontua a Abcomm

Basicamente, como já vimos anteriormente, a logística é um conjunto de processos e meios destinados a entregar o produto correto, no local correto e no tempo determinado. De maneira geral, as etapas que envolvem o processo de logística se dividem em 2 fases principais: Inbound e Outbound. 

Inbound (Entrada)

– Recebimento de mercadorias

– Armazenagem

Outbound (Saída)

– Separação

– Faturamento

– Embalagem de produtos

– Envio de mercadoria e rastreamento

Lembre-se: o cliente de e-commerce já faz uma compra observando prazo de entrega e valor do frete. Por isso, é essencial respeitar os prazos e cumprir as etapas para que o fluxo ocorra conforme o desejado. 

Logística e a experiência de compra

De acordo com o E-commerce na Prática, a logística também tem outro impacto fundamental para o e-commerce: o de cumprir as promessas do negócio e atender às necessidades dos clientes, impactando positivamente na sua experiência de compra. E, com isso, conseguindo a fidelização. 

Por quê? Porque quando alguém faz uma compra online, o mínimo que se espera é que o produto seja entregue sem imprevistos, não é mesmo?! Quando ocorre o contrário, gera-se uma percepção negativa da marca e, provavelmente, o consumidor não irá realizar uma segunda compra (devido à primeira experiência negativa). Em alguns casos, até é possível começar a ter reclamações sobre a marca, contaminando a percepção de outros possíveis clientes, tornando-se um detrator.

Desta forma, torna-se essencial ter um bom planejamento logístico e colocá-lo em prática de forma eficaz. Lembre-se: o cliente satisfeito com o seu e-commerce tem um grande potencial de divulgar a sua marca para outras pessoas – aquilo que chamamos de Marketing Boca em Boca e, quando deixa um depoimento na sua plataforma, chamamos de Prova Social – tornando-se um cliente fidelizado, com possibilidade de efetuar novas compras. 

Qual é a importância de organizar a logística do e-commerce?

Como vimos, a logística tem um papel estratégico dentro de um e-commerce. Com um planejamento logístico eficiente, é possível ter um negócio estruturado, capaz de cumprir os prazos e com capacidade de fidelização do público. Além disso, possibilita também: 

  • controle do valor do frete;
  • controle do estoque;
  • previsibilidade no prazo de entrega;
  • garantia de bom atendimento ao cliente.

Mas, para isso, é necessário que o e-commerce conte com a tecnologia a seu favor: para que haja integração entre todas as áreas e processos em tempo real, reduzindo falhas, atrasos e interrupções.

A importância de um software integrado com funcionalidades de logística

Para potencializar todos os processos logísticos no seu e-commerce, é fundamental ter ferramentas tecnológicas. E, neste contexto, levar em consideração a integração é um dos critérios mais importantes no momento de escolher o software.

A melhor forma de fazer isso é por meio da integração entre os módulos que sustentam a operação. Ou seja, é imprescindível que a plataforma de e-commerce, BackOffice, ERP e demais ferramentas tecnológicas atuem de forma sincronizada. Com isso, o e-commerce consegue organizar o fluxo de atividades de maneira automatizada, potencializando os seus resultados e as suas vendas. 

Vamos conhecer as opções BSeller para a logística e o transporte do seu e-commerce tornar-se muito mais produtivo e eficiente?

WMS: Logística

O WMS (Warehouse Management System) do BSeller tem processos otimizados para o estoque físico de operações de e-commerce, desde o recebimento até a expedição, operando com coletores wi-fi que trazem mobilidade e velocidade para a operação do e-commerce. 

Além de possibilitar conferir a acurácia do estoque com inventários, tanto globais ou parciais, o WMS do BSeller permite gerenciar os procedimentos para devolução de mercadorias junto aos clientes, atuando também na gestão dos processos de logística reversa.

TMS: Transporte

Outro módulo importante para ser integrado é o TMS (Transportation Management System). No caso, o  módulo de transporte do BSeller permite a conexão com os principais serviços de transporte para e-commerce. 

Há também a integração ao serviço Americanas Entregas e do Americanas Marketplace, com a geração automática de etiquetas que otimiza o fluxo de expedição. 

O BSeller foi desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. Sempre buscamos a inovação para as nossas soluções, inclusive para a logística do seu e-commerce.

Gostou de saber mais sobre soluções para a logística e o transporte para o seu e-commerce? O BSeller pode prover esta solução para o seu negócio. 

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