O que é backoffice e qual é a importância para o seu e-commerce?

Entenda o que é o backoffice, suas funções e os seus principais benefícios para o e-commerce

Para uma empresa ter sucesso, é necessário que todos os setores estejam integrados e em sintonia, tais como o administrativo, o estoque, a logística, o financeiro, dentre outros.

E isso é fundamental também para um e-commerce. É importante entender que uma loja virtual não se resume apenas a receber pedidos e enviar compras. Há todo um ciclo de trabalho e de processos que fazem parte de um negócio digital bem-sucedido. 

Para garantir a eficiência destes processos e potencializar as vendas, ter um backoffice no e-commerce bem estruturado é a solução mais recomendada.

Mas você sabe o que é um backoffice e suas funções dentro de um e-commerce?

O que é backoffice? 

Backoffice, em uma tradução direta, significa “parte de trás do escritório”. Basicamente, trata-se de toda a estrutura e da equipe que está na “retaguarda” dos processos necessários para o funcionamento de qualquer empresa. Oferece todo um suporte operacional para o sucesso das áreas que lidam diretamente com os clientes e os pedidos de compra. 

Backoffice no e-commerce: o que é preciso saber? 

Do ponto de vista do cliente, qual é o fluxo de venda em um e-commerce? De maneira simplificada, o cliente acessa a loja virtual, pesquisa, escolhe o produto, compra, realiza o pagamento e recebe a sua compra em casa. 

Mas, entre o momento da compra até o recebimento do pedido há diversas etapas que o cliente não vê, que são gerenciadas por ferramentas tecnológicas que precisam estar integradas entre si para garantir que todos os processos aconteçam de maneira eficiente. Ou seja, é o backoffice no e-commerce atuando para garantir que toda a experiência de compra seja positiva.

O backoffice é responsável por integrar diferentes informações e estruturas operacionais de uma loja virtual, como atendimento e logística, por exemplo, em um único sistema. 

Além disso, essa integração objetiva evitar problemas relacionados com a descentralização de informações em múltiplas ferramentas distintas.

Como funciona o backoffice no e-commerce?

O backoffice consolida, em um único sistema totalmente integrado, as atividades de gestão (ERP), logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS).

Principais vantagens de ter um backoffice no e-commerce

O backoffice é um sistema único com vários módulos diferentes, sendo uma solução eficiente e ideal para um e-commerce, pois gera integração entre os mais diversos processos. Isso por si só já é uma grande vantagem.

Para além disso, há outras vantagens em adotar um backoffice no e-commerce, tais como:

Automação dos processos de maneira totalmente integrada

A automação faz com que diversos processos e tarefas não precisem ser realizadas de maneira manual. Com isso, há uma otimização do tempo e uma diminuição expressiva no número de erros. E ainda, com a adoção de um backoffice fica mais fácil ter uma visão centralizada de toda a operação, sendo possível identificar com mais precisão pontos de melhoria nas tarefas cotidianas.

Integração nativa entre os diferentes módulos

Com um backoffice completo há a segurança dos módulos estarem nativamente integrados, evitando, desta forma, a perda de informações importantes entre as etapas operacionais. Ou seja, os processos passam a ter as informações padronizadas automaticamente, de maneira muito mais eficiente e com grande agilidade. 

Confiabilidade e maior produtividade

Para não comprometer a escala do negócio, os módulos integrados que um backoffice oferece muito mais velocidade na operação e confiabilidade entre os dados gerados dentro de um e-commerce.

BSeller: o backoffice perfeito para o seu e-commerce!

O BSeller integra um sistema de Backoffice e ERP eficiente e fácil de usar.  Por meio de uma tecnologia exclusiva, com módulos integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS), tem-se uma solução completa para um e-commerce. 

Uma outra vantagem é que o BSeller está conectado aos principais hubs de marketplace e plataformas de mercado para envio do cadastro de produtos, preços, estoque e atualizações de status. Ou seja, tudo isso gera muito mais agilidade para uma loja virtual. 

Com a integração automática dos pedidos, é possível cuidar de todo o processo de separação, faturamento e expedição de forma otimizada. 

Além disso, também é possível ter acesso aos serviços de frete e operadores logísticos especializados no uso do BSeller, otimizando o tempo de implantação e facilitando o dia a dia operacional.

Gostou de saber mais sobre a importância do backoffice no e-commerce? Investir no backoffice é uma forma de potencializar o crescimento orgânico da empresa. 

O BSeller é um dos líderes em sistemas de Backoffice e ERP.  Desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., vem sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico, dentre outros, sempre trazendo inovação para a gestão financeira, fiscal, logística, transportes e atendimento para a sua empresa. 

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